Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Álcool e escrita


Geralmente quando me encontro nesse estado etílico sinto-me inspirado a escrever a madrugada inteira, porém hoje o álcool abriu minha mente para o total descaso que a humanidade faz pelo talento da escrita. É muito comum vermos um pai comprar um jogo de vídeo game do lançamento para seu filho, é muito comum vermos uma mãe comprar para sua filha uma sandália da moda, mas raramente vemos um livro sendo dado de presente para uma criança.
Hoje, nessa madrugada solitária, me revoltei com a escrita, desisto de escrever, não quero mais isso para mim, vivo em um país onde ninguém dispensa o devido valor para tal oficio, sei que nessa noite o álcool foi meu conselheiro, mas se é verdade o que dizem “Quando álcool entra a verdade sai” então realmente me sinto um inútil ao passar a madrugada diante dessa tela de computador podendo está fazendo amor com uma mulher jovem que me remeteria à um passado de glória.
Mil perguntas norteiam minha mente e uma delas é “para que serve os meus texto? ” A resposta vem rasgando a garganta e respondo em voz para dor ser mais violenta: __ Para nada, o texto será lido por poucos, esquecido por muitos e amanhã nada mais será que um pedaço de papel de enrolar peixe em um mercado vagabundo! 
Repito essa frase umas três ou quatro vezes para que eu entenda de uma vez por toda que vivo num país de ignorantes, com uma literatura com cheiro de naftalina e que tem como governante uma mulher que finge lutar por sua classe mais que é na verdade um fantoche na mão de homens machistas e que não querem abandonar o poder e por falar em política, vivemos num país onde elegemos palhaço como deputado e palhaço esse que em sua campanha disse em português claro que iria ajudar as famílias carentes começando com a sua e mesmo assim ele foi eleito, fico abismado como pode caminharmos em marcha para o abismo do ostracismo e não fazermos nada para impedir.
Sou um saudosista de plantão, cadê o povo que participou das Diretas já, cadê os estudantes revoltados que lutaram contra a ditadura militar, cadê o amor à Pátria, cadê o sentimento de revolta?
Parece que todos que participaram desses movimentos não tiveram filhos e netos, e se os tiveram não souberam passar esse espírito revolucionário.
Falar de saúde, cultura ou mesmo política parece ser algo ridículo, ainda mais no estado onde vivo, por que aqui no CE até garota de programa já foi eleita deputada, não estou dizendo que ela seja incapaz de realizar um bom trabalho no posto ao qual foi eleita, apenas acho que ela passou a vida toda fazendo um outro tipo de trabalho e acho difícil mudar o cotidiano, é o mesmo que eu que só escrevo decidir de um dia para outro passar a construir edifícios. Isso só poderia dar em merda!
No twitter uma jovem paulista desdenhou de nós cearenses, mas foram os paulistas que elegeram Tiririca como deputado, pois para nós nordestinos o Tiririca não passa de um ótimo humorista, mas paulistas não fiquem chateados em terem elegido tal deputado, por que burrice é um privilégio da raça humana, eu sou um cearense apaixonado por minha terra e por seus mil encantos, mas mesmo assim não sou cego, aos abusos e burrices que nós mesmos causamos a nossa terrinha tão querida.
É só sair andando no calçadão da Beira-mar para vermos trocentas crianças se prostituindo, vendemos nossa cultura a preço de banana e servimos de palhaço para turistas com dólares no bolso, e enquanto isso, vendem nossas riquezas em prol de uma Fortaleza Bela que de bela não tem nem mais o céu estrelado, pois agora esse céu está manchado de lágrimas das mães que perderam seus filhos para as drogas.
É incalculável a dor de ouvirmos que cearenses são analfabetos, que morrem de sede ou fome e que nesse Estado todas as mulheres são prostitutas, não levanto bandeira de Estado nenhum, mas aqui tem de tudo, tem farra, tem bar, tem humor, mulher bonita, paz, sol... Tem de tudo, aqui tem o que você vem procurar, eu sou um apaixonado pelo Nordeste, o sol traz um brilho especial para os desejos mais secretos, é quente e nos induz a tomarmos bebida gelada em boa companhia, tem um mar salgado que nos transporta ao paraíso e tem em cada canto um amor de verão, então deixemos o julgamento se presta ou não presta para os falsos moralistas, por que de minha parte, acredito que... A Dilma irá romper as amarras e governará o País com pulso firme de mulher independente, o Tiririca saberá dar valor aos votos que teve e se tornará um dos deputados mais competentes da história, a prefeita de Fortaleza será tão inteligente que conseguirá conciliar a Fortaleza Bela tanto para o turista como para o morador, paulistas e nordestinos se tornarão aliados em busca de uma condição de vida mais justa para todos, e que o Nordeste será mais valorizado por todos, pois nele tem um povo guerreiro e solidário e quando isso tudo acontecer poderemos dizer que o Brasil será um País de primeiro mundo!

4 comentários:

  1. Simplesmente maravilhoso! É o tipo de texto que prende a gente até o fim.
    No parágrafo que ele diz nunca ter visto uma criança ganhar um livro de presente eu discordo. Trabalhei de babá algum tempo, e a menina com 3 anos ganhava livros de presente e quando ia ao shoping gostava de ficar na livraria o tempo todo que a mãe passeava. Hoje com 12 anos acredito que ainda seja apaixonada por flores e livros.
    um bom dia, amiga
    bjkas

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, pois existe sim caso de pais que presenteam seus filhos com livros, por isso em meu texto eu coloquei raramente e não nunca!!kkkkk
    Adororei seu comentário, obrigada por se envolver e conseguir ler meu texto até o final!!!
    Continue postando comentários, pois só assim posso tentar melhorar!!!

    Bjokssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Nossa, sem palavras pro seu texto.
    muito bom ele, infelizmente talvez poucos o leiam como vc mesmo disse mas tenha certeza que esses poucos assim como eu ficarao encantados com cada palavra escrita ali.
    nao tenho filhos ainda, mas qnd resolver ter quero que eles leiam todo tipo de livro e se depender de mim eles terao mtus em casa! nunca fui de ler mtu, mas ultimamente tudo me estimula a ler e sou outra pessoa depois disso!
    uma linda noite pra vc
    e obrigada pela visita
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por seu comentário e por seu elogio, me sinto orgulhosa em saber que a população está mudando, assim como vc, que não gostava muito de ler e hoje devora livros, espero que seus futuros filhos tenham realmente uma vida literária plena!!!
    Grande beijo
    Volte sempre e comente!!!
    Bjossssssssss

    ResponderExcluir