Pesquisar este blog

sábado, 6 de agosto de 2011

PRAIA DE IRACEMA, o amor do boêmio!


 A PRAIA DE IRACEMA é o xodó de todos os cearenses. É nossa Ipanema. É nossa pequenina e bucólica orla. área de boemia, alegria e bom viver. Nesse cantinho do F.B., poetas, intelectuais, políticos, moradores e amigos da P. I.  podem acompanhar e participar da noite dos mil amores, dos beijos roubados, oferecidos e pagos. Aqui, também discutimos o presente, o futuro, e lembramos o passado. Durante o dia é ponto certo para o vôlei, para as crianças brincarem, para os terríveis patins, mas quando o sol solta seu último raio é que realmente a praia se enche de luz, muitas vidas acontecem no anoitecer dessa praia, para quem não é cearense vou contar um pouco sobre a história da mais bela de todas as praias....
Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, foi imortalizada num romance, obra mais conhecida do mais famoso escritor de Fortaleza, José de Alencar. Ele conta a história de amor entre uma índia guerreira e um Português, a virgem dos lábios de mel e cabelos negros como a asa da graúna, é um dos maiores símbolos do Ceará, e em homenagem a essa obra literária foi construída ao todo cinco estátuas, porém a que eu acho mais bonita é a que fica à beira-mar da Praia de Iracema, pois mostra a heroína segurando um grande arco, olhando para o mar, como se estivesse em posição de batalha.
Gosto dessa estátua por que ela simbolicamente mostra força a dos cearenses, mostra que somos acolhedores, nos apaixonamos pelo novo, pelo diferente desde que sejamos respeitados.
 A noite da praia de Iracema é mágica, o brilho das luzes nos bares é um convite, o perfume que vem do mar faz com que o corpo sinta necessidade de amar, o balançar das nádegas das flores venenosas é de deixar qualquer um na miséria, entregando seu último vintém para que aquele néctar seja bebido por ele, a música, o humor, o calor, tudo tem por aqui, e tudo tem muito, muito amor, muito frescor, aqui qualquer um tem passe livre pra felicidade, não existe nada melhor que passear pelo calçadão, comer caranguejo, dar umas boas gargalhadas com algum humorista por profissão ou apenas com um garçom que sabe que nascer cearense é sinônimo de ser feliz, mulheres bonitas, cerveja gelada, a lua, as estrelas tudo, absolutamente tudo é uma viagem pelo paraíso.
O copo cheio, o corpo quente, a vontade, o gosto, o cheiro, o pecado, minha doce Iracema, minha virgem, seus lábios de mel me provocam, seus encantos e cantos é tudo que mais desejo, você é minha ficção ou minha melhor realidade? Não sei, só sei que você é o amor desse boêmio!


u_3b52e472

5 comentários:

  1. Ops...pelo uma vez ele não se deu mal.
    O lugar deve ser lindo mesmo.
    Minha linda usei um texto teu como inspiração para o blog idéias compartilhadas.
    Desculpe-me não ter pedido tua autorização.
    Atrevi-me em acreditar que não te importarias.
    Ficou lindo e já tem três textos.
    Olha que lindo

    http://soniaconsult-portal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Linda a praia e adorei saber da história.
    Bom fim de semana
    Aline

    ResponderExcluir
  3. Esse lugar ´maravilhoso mesmo.Bela homenagem...beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Pocahontas,

    Deu saudades do litoral. Moro na grande São Paulo e só vou no final do ano. Deu vontade, porque sei que em noites assim "o mar passa saborosamente a lingua na areia". (Eduardo Dusek)

    Um beijo!
    Alcides

    ResponderExcluir
  5. EU SOU DE FORTALEZA, MEU NOME É RAQUEL. LEGAL CONHECER SEU BLOGS E VC, FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir